Extensão

Projetos de Extensão dos Professores do Departamento
Desinformação: como a informação nos tira das formas
Marianna Zattar
Promover, aos docentes do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Município do Rio de Janeiro, a crítica nas diferentes ações informacionais para evitar a desinformação.
#NaPrática
Juliana Assis
O projeto #NaPrática tem como objetivo oferecer aos discentes e à sociedade uma visão prática dos conteúdos abordados no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da UFRJ. Realizado por meio de bate-papos, no formato de entrevistas, presenciais com profissionais da informação, o projeto promoverá uma interação direta e horizontalizada com o público, que poderá participar ativamente em workshops, grupos de discussão e projetos colaborativos. As ações visam integrar teoria e prática, valorizando o conhecimento dos sujeitos não universitários e fortalecendo a formação dos discentes. Além dos eventos presenciais de bate-papo, o projeto inclui visitas técnicas e parcerias com organizações locais, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento e a
ampliação do capital social e organizacional.
Raízes e Vozes Ancestrais: Construindo Memórias Coletivas
Fátima Barbosa e Delana de Oliveira
Este projeto é um desdobramento da disciplina Informação Étnico-Racial oferecida no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Esta iniciativa se constitui como um Podcast na internet em formato de narrativas de vida de afro-descendentes e povos originários, coletadas por alunos da Extensão entre famílias de diferentes origens e regiões. A proposta está em consonância com políticas afirmativas de inclusão e se apoia na necessidade de desenvolver ações que possam contribuir para valorização da população negra e indígena no Brasil, buscando a inclusão social e a igualdade de direitos. Insere-se no ODS 10, na seguinte meta: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, nos itens 10.2, 10.3 e 10.4.
Pé de Literatura: contação de histórias mágicas
Larissa Lima e Tainá Regly
Projeto de extensão que objetiva promover a valorização da literatura brasileira e ampliar o acesso à obra de autores como Clarice Lispector, Carolina Maria de Jesus, entre crianças matriculadas em escolas públicas do Rio de Janeiro, por meio de abordagens lúdicas e sensoriais que despertem a curiosidade, incentivem o hábito da leitura e fomentem o prazer pelo universo literário atraves do ato de contar histórias.
Repositório Bilíngue para Educação de Surdos: mecanismo de inclusão
Maria José Velloso
Os surdos fazem parte de uma minoria linguística que se comunicam em língua de sinais que no Brasil é denominada Língua Brasileira de Sinais (Libras). Considerando a dispersão dos materiais em Libras para educação de surdos em diferentes instituições de ensino, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) desenvolveu uma plataforma para agregar e disponibilizar para surdos de todas as áreas e segmentos educacionais do país materiais acadêmicos e culturais, o Repositório Digital Huet, que contou com a participação de docentes e discentes surdos. O projeto tem como objetivo garantir maior impacto de recuperação da informação no Repositório Digital Huet por meio de atividades integradas da Biblioteconomia e da Pedagogia Bilíngue, promovendo o tratamento técnico e a indexação dos assuntos dos objetos digitais.
Consultoria em Planejamento de Bibliotecas Escolares
Nikiforos Junior
Objetiva analisar, planejar e projetar bibliotecas escolares novas ou redesenhar e atualizar bibliotecas já instaladas em escolas de ensino básico, fundamental e médio, públicas ou privadas. O produto final para a escola é um plano de projeto com fluxograma de etapas, cronograma de atividades e custo projetado, uma definição de infraestrutura de hardware e software e uma proposta inicial de acervo físico e/ou digital.
Biblioteca Comunitária na Vila Residencial - UFRJ
Patricia Mallmann
Implantação e manutenção de uma biblioteca comunitária, digital e física, na Vila Residencial – UFRJ. O projeto faz parte do “Programa Vila Residencial & Apreendendo à Cidadania Ativa: circularidade em rede no saber, fazer e compartilhar” e é realizado pelo Curso de Biblioteconomia, em parceria com a Associação de Amigos e Moradores da Vila Residencial (AMAVILA).
