PPGOCTS - Mestrado Profissional

Programa de Pós-Graduação em Organização do Conhecimento,
Tecnologias e Sociedade (PPGOCTS) - Mestrado Profissional
18/11/2024 - Editoria
Histórico
Aprovado em reunião da Capes no último dia 13/11, o projeto do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional - em Organização do Conhecimento, Tecnologias e Sociedade (PPGOCTS) nasceu de uma iniciativa conjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e do Departamento de Biblioteconomia da UFRJ em 2022, na intenção de inserir um programa de pós-graduação stricto sensu na área de Informação e Comunicação. Com o apoio da Direção da FACC e do Departamento de Biblioteconomia, o projeto do curso foi idealizado e elaborado por uma Comissão composta pela Profª Luciane Beckman (Presidente), Profª Marianna Zattar, Profª Juliana Assis, Profª Raimunda Fernanda (agora na UFRN) e pelo Prof. Sergio Martins. O curso está inserido no âmbito das Ciências da Informação e áreas afins, como a Organização do Conhecimento, cujo foco nesta última confere ao PPGOCTS características únicas e diferenciadas no estado do Rio de Janeiro.
Diálogos possíveis entre a organização do conhecimento, as tecnologias e a sociedade
Abordar as questões informacionais contemporâneas a partir de perspectivas que articulem aspectos epistemológicos e pragmáticos acerca da Organização do Conhecimento (OC), das tecnologias e da sociedade constitui uma demanda e um diferencial à formação de profissionais qualificados oriundos das mais diversas áreas, que lidam com problemas informacionais complexos.
Considera-se a necessidade de se promover na pós-graduação stricto sensu, um conjunto de reflexões e ações que priorizem as dimensões sociais que envolvem tanto a OC, quanto as tecnologias em constante desenvolvimento e que influenciam os diversos campos de atuação profissional, tangenciados pela informação e pelo conhecimento.
Tal fato se apresenta como demanda porque a intensa criação de tecnologias informacionais impacta as formas de geração, acesso e apropriação da informação em nossa sociedade e também contribui para promover alterações nas modalidades de comunicação, sociabilidade e relações de poder mediante suas instâncias que atuam enquanto linguagem ou aparatos comunicativos.
Nesse cenário, os Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) são dispositivos discursivos que pautam não somente a representação e o acesso à informação, visto que, são ainda instrumentos que instituem discursos e práticas e assim contribuem para legitimar e perpetuar os contextos de exclusão social em suas múltiplas manifestações, uma vez que, a informação e o conhecimento são fenômenos que moldam o tecido social e toda a sua lógica de ordenamento. Os conceitos de organização do conhecimento, tecnologias e sociedade demandam uma abordagem integrada, que contribua para desconstruir a errônea percepção de neutralidade dos sistemas infocomunicacionais, bem como da própria informação. Articulados e interdependentes, possibilitam uma melhor compreensão da construção social da realidade, fortemente marcada pela dinamicidade e pela fluidez da informação e do conhecimento, na qual os SOC são mediadores fundamentais. Considera-se ainda como diferencial na formação em OC, a promoção do compromisso ético que surge a partir da percepção dos SOC como estruturas passíveis de
enviesamento, bem como dos impactos disso na representação, organização, acesso, uso e apropriação da
informação pelos diferentes grupos sociais.
No que diz respeito às tecnologias da informação, estas podem ser consideradas como um medium de processamento e propagação da informação e do conhecimento. As tecnologias auxiliam os SOC na organização, representação e recuperação do conhecimento, sobretudo, no gerenciamento de conteúdo de informação organizacional. Tal gerenciamento é necessário não somente para utilização em instituições com fins sociais, mas também governamentais e corporativos. A proposta do PPGOCTS consiste no desenvolvimento e aplicações dos SOC e suas tecnologias de suporte, a fim de contribuir para a abordagem e a resolução de problemas sociais, organizacionais, comerciais, governamentais, dentre outros.
Pretende-se que a contribuição do PPGOCTS venha a potencializar os fluxos e sistemas de informações bem como a construção de conhecimentos para a consolidação de fatores como o exercício de cidadania de forma mais eficiente e ainda, no âmbito das organizações, um gerenciamento mais efetivo dos fluxos e processos internos, bem como inovação, descoberta e criação de conhecimento coletivo.
Objetivos
O curso tem como objetivo principal a formação de profissionais habilitados para atuarem nos contextos sociais e tecnológicos que envolvem a OC em diálogo transversal com outras áreas.
Como objetivos específicos, almeja-se: a) promover a formação de profissionais qualificados e atuantes nas instituições, sejam públicas ou privadas; b) desenvolver processos, instrumentos, produtos e serviços no âmbito da OC em interlocução com demandas dos cenários social e tecnológico; c) ampliar o entendimento acerca da aplicação da OC no âmbito da sociedade; d) desenvolver perfis profissionais críticos e propositivos, na integração entre a OC, as tecnologias e a sociedade, a fim de melhor atender à complexidade das questões informacionais contemporâneas; e) promover a formação continuada de profissionais para atuação, não somente no mercado de trabalho, mas também na graduação e pós-graduação, no campo da docência, elaboração de projetos de extensão; f) cooperar com instituições e organizações públicas, privadas e do terceiro setor; g) inovar nos processos, instrumentos, produtos e serviços derivados da OC.
Público-alvo
A OC pode contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços em vários campos profissionais, visto que, perpassa direta ou indiretamente as outras áreas do conhecimento. Dado o caráter interdisciplinar do curso, além dos profissionais da área de avaliação Comunicação e Informação (Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, Ciência da Informação e Comunicação), o curso tem como público-alvo pessoas advindas de outras áreas tais como: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Administração, Direito, Medicina, Informática, dentre outras áreas que lidam com sistemas e informações altamente especializadas.
Poderão se inscrever no PPGOCTS profissionais de empresas públicas, privadas, empresas multinacionais e do terceiro setor, centros de informação e documentação, setores da saúde, setores jurídicos, setores de tecnologia da informação e comunicação, setores de análise e gestão de dados, setores de gestão da informação e do conhecimento, informática, gestores de instituições e empresas públicas ou privadas, setores da indústria do Rio de Janeiro, multinacionais ligadas ao setor do Petróleo e Gás, empresas vinculadas ao Parque Tecnológico da UFRJ, fortalecendo o ambiente de inovação dentro da universidade.
Portanto, não há restrição de área para participar do corpo discente do programa. Docentes e discentes poderão desenvolver, a partir da OC, produtos e serviços que otimizem e dinamizem os fluxos de informações e conhecimentos, promovendo o uso mais assertivo desses insumos nas atividades profissionais, especialmente nos processos decisórios. Será possível promover avanços e melhorias nos processos de representação, acesso, uso e difusão da informação e do conhecimento em todos os ramos de atividade.
Escopo e diferenciais do PPGOCTS
No PPGOCTS o principal diferencial é a busca por promover a formação de profissionais aptos não somente a utilizar e gerenciar os SOC já existentes, mas, sobretudo, capazes de propor e construir novos protótipos de acordo com as necessidades e especificidades das instituições e seus diferentes SRI. O que dialoga com a agenda contemporânea da área de OC em âmbito mundial: a capacidade de criar deve se sobrepor à capacidade de replicar.
A preocupação com a dimensão ética dessas ferramentas conceituais e terminológicas deve se sobrepor à sua mera formalização e explicitação por meio de linguagens e sistemas computacionais, dado que a sua relação com as tecnologias é basilar e portanto, inescapável.
Aponta-se ainda como diferencial dos egressos a habilidade e a sensibilidade para se pensar as estruturas de representação dos múltiplos domínios do conhecimento e das inúmeras tipologias que o saber humano pode assumir sob uma perspectiva decolonial e inclusiva.
Os produtos da OC sistematizam as nossas representações da realidade e mediam todo o nosso acesso à informação e ao conhecimento, tanto em contextos digitais, quanto em contextos offline. Por isso, podem assumir diversas tipologias estruturais e aplicabilidades, conforme o tipo de tarefa de RI para o qual são criados.
Ressalta-se ainda a importância dos SOC enquanto pilares da Gestão da Informação e também da Gestão do Conhecimento nas organizações, além de se configurar como produtos estratégicos para promover uma rápida e eficiente recuperação da informação para tomada de decisão em diferentes contextos.
Os produtos da OC podem contribuir para mitigar os problemas informacionais atuais tais como a hiperinformação e a desinformação, visto que podem compor as estratégias de promoção da competência em informação. Tais estratégias possibilitam a promoção de práticas informacionais críticas e éticas das comunidades discursivas em seus respectivos contextos.
Contribuem ainda com a mediação cultural da informação visto que constituem mapas do conhecimento que viabilizam sua sociabilização e acesso. São construídos socioculturalmente sob influência de diversos sujeitos e culturas. Viabilizam a criação e o gerenciamento de plataformas digitais para mediação de informação e cultura.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
Área de concentração: Organização do Conhecimento, Informação e Sociedade
Contempla a OC como elemento transversal às esferas da gestão nas organizações, bem como os fenômenos informacionais que se ambientam na sociedade a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Aborda teorias, metodologias, padrões e técnicas voltadas para a proposição de modelos, soluções e aplicações relacionadas ao planejamento, criação, implementação e gestão de processos, instrumentos, produtos e serviços, ancorados nas diversas tipologias de SOC, em diferentes domínios do saber. Fomenta o desenvolvimento de pesquisas que articulem as dimensões teórica, aplicada, tecnológica, ética, linguística, política, cultural e social, tanto da informação em seus aspectos de gestão, quanto da organização e da representação do conhecimento.
Linhas de pesquisa
Linha 1: Organização do Conhecimento e Tecnologias
Aborda a OC em interação com as tecnologias disponíveis, com foco em seus impactos no acesso, apropriação e uso da informação. Considera a centralidade das teorias da classificação e da significação na modelagem de sistemas conceituais, bem como o relevante papel das tecnologias semânticas e da Inteligência Artificial na representação, recuperação e acesso à informação. Contempla o conjunto de teorias, métodos e práticas que fundamentam as fases de planejamento, construção, implantação, atualização e gerenciamento das metalinguagens que constituem os diversos tipos de sistemas de recuperação da informação. Estimula pesquisas que envolvam temáticas como: arquitetura da informação; fluxos e processos de informação, teorias e métodos aplicados à modelagem conceitual; modelos e padrões de metadados; organização do conhecimento e big data; engenharia e reuso de sistemas conceituais e terminológicos; representação e acesso à informação nos ambientes digitais colaborativos; sistemas de recomendação e curadoria algorítmica; sistemas de organização do conhecimento e diversidade cultural, mapeamentos e interoperabilidade entre sistemas de organização do conhecimento, gestão de conteúdo organizacional (GED/ECM).
Linha 2: Informação, Gestão e Sociedade
Abrange as investigações que aliam teoria e prática na abordagem das questões e problemas informacionais no âmbito das organizações e da sociedade. Considera a multidimensionalidade e a complexidade da informação nas dinâmicas de rede, uma vez que é constantemente produzida, sistematizada, compartilhada, gerenciada e ressignificada em interação direta com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Compreende a sociedade atual permeada por fluxos informacionais de natureza variada que precisam ser gerenciados de forma a promover o uso mais assertivo da informação em ambientes e unidades informacionais distintos. Estimula pesquisas que envolvam temáticas como: gestão da informação e do conhecimento; comunicação e informação nas organizações; informação e memória; mediação da informação; cultura e informação; práticas informacionais; curadoria da
informação; redes sociais, fluxos informacionais; desinformação em ambientes digitais; políticas de informação; literacias informacionais.
Formação pretendida e perfil do egresso
Os egressos PPGOCTS, a partir das interlocuções estabelecidas no desenvolvimento das atividades teórico e práticas promovidas pelo curso, terão uma visão sistêmica que os permitirá ampliar as habilidades profissionais para o desenvolvimento de processos, instrumentos, produtos e serviços embasados na OC, considerando o cenário dinâmico das práticas vinculadas à informação e ao conhecimento como insumos básicos para qualquer instituição.
Assim, a intenção é que os egressos possam: a) desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão; b) criar processos, instrumentos, produtos e serviços sustentados na OC, aplicados ao cenário profissional no contexto público ou privado; c) propor soluções inovadoras, aplicações e/ou resolver problemas no cenário informacional de atuação profissional; d) contribuir com a elaboração de projetos de extensão no âmbito das instituições de ensino superior, públicas ou privadas; e) contribuir com pesquisa e desenvolvimento, bem como promover cursos de capacitação e atualização profissional nos contextos empresariais; f) desenvolver habilidade para solucionar problemas no âmbito das atividades profissionais. g) disseminar resultado das pesquisas e do seu produto final em eventos profissionais; h) propagar a compreensão da natureza social da OC, bem como de suas dimensões e implicações éticas.
Entendemos que, na atualidade, a formação em OC deve se pautar por fortes bases teóricas, metodológicas e tecnológicas, bem como pelo compromisso com a sua dimensão aplicada, social e, sobretudo, ética ao constituir instâncias propositoras e moduladoras de visões de mundo. Observa-se ainda a inescapável tendência de interligação dos SOC, a partir de normas, protocolos, padrões e métodos de interoperabilidade, com o objetivo de viabilizar uma recuperação da informação em contextos e ambientes cada vez mais digitais, dinâmicos e estruturalmente semântico formais, fatores que poderão promover o tratamento e o acesso às informações a partir de fontes massivas e heterogêneas.
Busca-se formar perfis profissionais propositivos numa era em que o potencial criativo e a consciência social devem se sobrepor à mera habilidade de repetição ou uso de métodos e instrumentos terminológicos considerados tradicionais, dado que em certos contextos estes podem se mostrar inadequados ou altamente enviesados. Quais SOC atenderão às especificidades da representação do conhecimento das comunidades indígenas e quilombolas, por exemplo? Como serão representadas e acessadas as informações no contexto da etnomídia? Como atender às demandas de representação do conhecimento e da informação nos cenários de Internet das Coisas (IoT), Big data e Humanidades digitais? Quais são as responsabilidades e competências da OC face aos aparatos e ambientes de
desinformação? Como representar o conhecimento ante as diversidades cultural, étnica, sexual, de gênero e de crença? Prover respostas a todas essas questões é parte do intento do PPGOCTS a fim de desenvolver uma formação em nível de pós-graduação que possa reposicionar a OC não somente como base da Gestão da Informação e do Conhecimento nas organizações mas também como importante geradora de tecnologias sociais.
Como instituidora de discursos imbricados na representação dos objetos informacionais e ainda nos sistemas, produtos e serviços de informação, a OC se apresenta com caráter pervasivo em nossa sociedade, motivo pelo qual, cabe aos seus profissionais o constante aprimoramento dessa valiosa habilidade de contribuir para pensar e propor respostas às questões informacionais contemporâneas.
Início das Atividades
Após a aprovação pela Capes em novembro de 2024, a partir de 2025 o curso já poderá iniciar suas atividades, embora ainda não haja uma previsão referente ao processo seletivo ou ao início do curso, visto que alguns ajustes deverão ser realizados por conta de obrigações burocráticas. Também está em fase de finalização o site próprio do curso, que conterá todas as informações necessárias aos potenciais alunos e demais interessados.