Pesquisa

Projetos e Grupos de Pesquisa dos Professores do Departamento

Grupo de Pesquisa
Comunicação, Redes, Políticas e Regime de Informação
Líder: Prof. Dr. Gustavo Freire
O Grupo de Pesquisa tem como objetivos: refletir acerca das redes de comunicação, a sua natureza, especificidades e potencial para desenvolvimento de novos conhecimentos; investigar políticas e regime de de informação nos mais variados contextos informacionais; desenvolver ações com vistas ao compartilhamento de informações em rede colaborando para a construção de uma inteligência coletiva na perspectiva de uma rede virtual de aprendizagem.

Grupo de Pesquisa
Informação Social e Gênero (InfoSGen)
Co-Líder: Profª. Drª. Patricia Mallmann
A característica do grupo é a integração de pessoas pesquisadoras especializadas em informação e gênero, atuando em diversos estados e regiões com vistas a desenvolver projetos em cooperação interinstitucional e inter-regional. Pretende-se iniciar o grupo com o desenvolvimento de uma discussão teórica em torno dos principais conceitos destacados, entre eles, informação social, identidade de gênero, comunidade, participação social, representação social, discriminação, estereótipos e equidade de gêneri, entre outros. Em termos mais práticos, pretende-se desenvolver uma pesquisa comparada, sobre leituras feministas, a ser realizada em 3 estados diferentes: Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro.

Grupo de Pesquisa
#FOLKCoLAB - Colaboratório de pesquisas e práticas sobre Folksonomia e Sistemas Híbridos de Organização do Conhecimento
Líder: Profª. Drª. Juliana Assis
Reúne pesquisadores, docentes e discentes de distintas formações interessados em desenvolver estudos teóricos, epistemológicos, bem como soluções e aplicações inovadoras relacionadas ao planejamento, criação e gestão de modelos, processos, produtos, instrumentos, ferramentas, serviços e sistemas colaborativos de indexação estruturados com base nas potencialidades de integração entre as semânticas emergentes das Folksonomias e demais Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC).

Grupo de Pesquisa
GInfoEC - Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento
Líder: Prof. Dr. Sergio Martins
O Grupo de Pesquisa "Gestão da informação e Engenharia do Conhecimento" (GEIC) tem como missão a inovação em produtos e serviços de informação e artefatos do conhecimento. Tem como foco a pesquisa teórica e aplicada em temas como Transformação Digital, Inteligência Artificial, Tecnologias Semânticas e Ontologias, Gestão de Conteúdo Organizacional (GED/ECM), Sistemas de Informação de Alto Desempenho e Análise de Dados no âmbito de empresas públicas ou privadas, além de órgãos governamentais diversos. O GEIC pretende constituir-se num laboratório (Think Tank) de soluções inovadoras, em nível científico, governamental e empresarial, no contexto de Smart Cities, programas governamentais de Ciência e Tecnologia e empresas que pensam e atuam de maneira disruptiva.

Grupo de Pesquisa
GDI – Gestão, Desenvolvimento e Inovação
Líderes: Eliane Ribeiro Pereira e Antonio José Barbosa de Oliveira
O GDI estimula a articulação de pesquisas entre diferentes campos de conhecimentos, aplicados na realidade de empreendimentos, organizações, instituições e movimentos sociais. Propõe uma relação dialógica entre teoria e prática, o aperfeiçoamento da práxis investigativa dos intregrantes de seus projetos. Com isso, os trabalhos desenvolvidos no GDI buscam o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes de diversas unidades acadêmicas, bem como de diversos setores da sociedade, criando um ambiente propício para a aplicação dos conhecimentos teóricos e da integração de saberes nos projetos em desenvolvimento. As ações desenvolvidas no âmbito do GDI possibilitam a identificação de soluções para problemas enfrentados pelos empreendimentos, organizações e instituições (incluindo a universitária), servindo de caminho para o compartilhamento das informações e dos conhecimentos conhecimentos desenvolvidos intra e extra universidade.
Projeto de Pesquisa
Produção, reuso e remix de REA: desafios e potencialidades
Líderes: Ana Carvalho e Nysia Sá
Este projeto de pesquisa procura traçar o panorama dos REA no ensino superior no Brasil, analisando-os do ponto de vista dos conteudistas (profissional/especialista responsável por elaborar conteúdo de uma determinada área do conhecimento), buscando identificar potencialidades e obstáculos no processo de produção, reuso e remixagem desses recursos informacionais, considerando diferentes questões educacionais. Procura contribuir com o plano de ações elaborado pela UNESCO no Congresso Global de Recursos Educacionais Abertos, realizado na Eslovênia, em 2017 (UNESCO, 2017), no que ser refere ao fomento e à promoção dos REA, e nas políticas públicas brasileiras que, primordialmente, se referem à disponibilização de REA para o bom uso dos recursos públicos (MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO, 2018).

Grupo de Pesquisa
Laboratório de competência em informação e prática informacional (LabCoInfo)
Líder: Profª. Drª. Marianna Zattar; Profs. participantes: Profª. Drª. Nysia Sá e Prof. Dr. Robson Costa
Relaciona-se com as atividades de ensino do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vislumbra-se a possibilidade de conexão direta com as disciplinas de serviços de informação e com as ações, projetos de pesquisa realizados desde 2016, os projetos de extensão universitária realizados desde 2015 e ação de extensão (Fórum de Competência em Informação) desde 2015. Além da Rede de Competência em Informação (Rede CoInfo) desde 2017.

Grupo de Pesquisa
ACEGI UI – Acessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação
Líderes: Prof. Dr. Thayron Rodrigues Rangel e Profa. Dra. Daniela Francescutti Martins Hott
O grupo de pesquisa intitulado “Acessibilidade e Gestão Inclusiva em Unidades de Informação – ACEGI UI – objetiva identificar e analisar práticas inclusivas em unidades de informação, como arquivos, bibliotecas, centros de documentação e memória. Foca-se, de forma específica, na garantia da efetivação do direito de acesso à cultura, educação e informação, através da adoção de políticas, estratégias e práticas institucionais inclusivas.
