Certificado pela UFRJ e já cadastrado no portal de diretórios de grupos de pesquisa do CNPq, o Grupo de Pesquisa em Gestão da Informação e Engenharia do Conhecimento (GIEC), idealizado e implementado pelo Prof. Sergio Martins, tem como missão a inovação em produtos e serviços de informação e artefatos do conhecimento. Os objetivos do GP consistem na pesquisa teórica e aplicada em temas como Transformação Digital, Inteligência Artificial, Tecnologias Semânticas e Ontologias, Gestão de Conteúdo Organizacional (GED/ECM), Sistemas de Informação de Alto Desempenho e Análise de Dados no âmbito de empresas públicas ou privadas, além de órgãos governamentais diversos. O GIEC pretende constituir-se num laboratório (Think Tank) de soluções inovadoras, em nível científico, governamental e empresarial, no contexto de Smart Cities, programas governamentais de Ciência e Tecnologia e empresas que pensam e atuam de maneira disruptiva.
O grupo possui 4 linhas de pesquisa e seus enfoques são:
Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e Gestão de Conteúdo Organizacional (Enterprise Content Management - ECM), Análise e Mapeamento de Processos e Fluxos Informacionais, Workflow, Sistemas de Informações Gerenciais.
Modelagem e Análise de Dados; Arquitetura de Construção de Metadados; Desenvolvimento e Configuração de Sistemas de Informações de Alta Eficiência e Desempenho.
Investigação de aspectos teóricos e aplicados da Inteligência Artificial, bem como as tecnologias que a suportam nos mais diversos âmbitos e aplicações; Investigar cenários e tendências em Transformação Digital, Neo-industrialização (4.0, 5.0) e Inovação no contexto de governos, empresas públicas e privadas.
Investigação de problemas e oferecimento de soluções como produtos e serviços de informação, além de modelagem e desenvolvimento de sistemas que utilizem tecnologias semânticas e ontologias.
De acordo com o Prof. Sergio Martins, o Grupo já está em fase de prospecção e cadastro de pesquisadores nacionais e estrangeiros, além do estabelecimento de parcerias com Universidades no Brasil e no Exterior para intercâmbio e cooperação em pesquisas. Também parcerias colaborativas com empresas públicas e privadas estão previstas, com contatos já em andamento. Num segundo momento, estudantes serão selecionados para compor o elenco de pesquisas, bem como colaboradores técnico-administrativos. O Grupo pretende começar a atuar já em 2025 com agendas de pesquisa baseadas em suas linhas de atuação.
Kommentare